domingo, 2 de setembro de 2007

Programação 30/08/07 - TL0 e TL3

Entrevista - Flash

- Flash e Coletiva com Presidente A Associação Brasileira de Alzheimer - Regional de Pernambuco - ABRAz-PE - Selma Castro de Lima (Assistente Social/Cuidadora Familiar/Advogada) selmacastrol@terra.com.br


Informações: A Associação Brasileira de Alzheimer - Regional de Pernambuco - ABRAz-PE é uma entidade de natureza civil, sem fins lucrativos, formada por profissionais da área da saúde e familiares de portadores da doença de Alzheimer (DA), que busca transmitir informações sobre o diagnóstico e tratamento da DA e também orientar sobre os aspectos cotidianos aos cuidadores familiares no acompanhamento do portador da DA. Nossas atividades contam de reuniões mensais, palestras, grupos de apoio, Centro de Ativação Cerebral, atendimento pessoal à família, encontros e produção e/ou distribuição de material informativo. Nosso propósito é ajudar as pessoas a compreenderem melhor a doença, favorecendo assim o melhor encaminhamento para os pacientes e uma qualidade de vida mais digna tanto para o portador, o cuidador familiar e sua família. No site da ABRAz-PE encontrará informações sobre a doença, orientações para o cuidador familiar, locais de reuniões e grupos de apoio, bem como no site da ABRAz-NACIONAL Envie-nos sua opinião, sugestão e/ou critica através do email: , pois serão valiosas e importantes para que possamos aprimorar cada vez mais o atendimento a todos os que se encontram envolvidos com a doença de Alzheimer.

Sinais da Doença

Se você conhece alguém que:
Perde as chaves, porém quando as acha não sabe para que servem;
Costuma passear diariamente, pelo mesmo caminho, porém por algumas vezes ela não consegue voltar para casa sem a ajuda de seus vizinhos;
Não consegue lembrar do seu nome, do nome de seus parentes próximos.
Saiba que a perda de memória, confusão e desorientação descritas nestes exemplos são sintomas de demência. A demência mais comum é a doença de Alzheimer.
Infelizmente, muitas pessoas não reconhecem que estes sintomas indicam que algo está errado. Muitos crêem, erroneamente, que tal comportamento faz parte do processo do envelhecimento: não é. Pode ser que tais sintomas se desenvolvam gradualmente e não sejam percebidos por um longo período. Algumas pessoas até recusam tomar alguma providência quando percebem que há algo errado.
É muito importante procurar um médico quando estes sintomas forem identificados. Somente um médico pode diagnosticar devidamente a condição da pessoa, e muitas vezes os sintomas são reversíveis. Até se o diagnóstico dor DA pode-se encontrar ajuda para aprender como cuidar de uma pessoa com demência e aonde conseguir apoio para você mesmo, o cuidador.
A ABRAZ - Associação Brasileira de Alzheimer adaptou o texto do Boletim "Is it Alzheimer's? Warning Signs you should know", publicado para Alzheimer Disease International, que elaborou uma lista dos sintomas mais comuns para ajudá-lo a identificar os sinais de alerta (alguns também se aplicam a outras demências), Verifique a lista e os sinais que o preocupam. Se você notar alguns destes sintomas no seu familiar, encaminhe-o para um complexo exame médico:
Perda de memória que afeta as habilidades profissionais - é normal em certas ocasiões esquecer compromissos nomes de colegas, ou número de telefone de uma firma conhecida e lembrar depois. As pessoas com demência, tais como portadores da DA esquecem com mais frequência e não se lembrar depois.

Dificuldade em executar tarefas domésticas - pessoas muito ocupadas podem deixar feijão no fogo, de vez em quando, e só lembrar de servi-lo no final da refeição.As pessoas com o DA podem preparar uma refeição, mas não somnete esquecer de servi-la, como também de que a prepararam.

Problemas com vocabulário - todo mundo tem dificuldade em encontrar a palavra correta algumas vezes; porém a pessoa com DA pode esquecer palavras muito comuns ou substitui-las por palavras inapropriadas, tornando a sua frase incompreensível.

Desorientação de tempo e espaço - é normal esquecer qual o dia da semana você está ou o seu destino, por um momento. Pessoas com DA podem se perder na rua onde moram, não sabendo onde estão, como vieram parar ali e como fazer para voltar para casa.

Incapacidade para julgar situações - uma pessoa pode ficar tão entretida em sua atividade que por alguns instantes pode esquecer da criança que está cuidando. Pessoas com DA podem esquecer totalmente a criança que estão cuidando, Eles podem também se vestir indevidamente, vestindo diversas blusas ou saias.

Problemas com raciocínio abstrato - fazer a conferência de um extrato bancário pode ser difícil se a tarefa for mais complicada que o usual. A pessoa com DA pode esquecer totalmente o que os números representam e o que deve ser feito com eles.

Colocar objetos em lugares errados - qualquer um pode perder a carteira ou chaves por tê-los colocado em lugar errado. A pessoa com DA pode colocar objetos em locais totalmente inadequados, tais como: o ferro elétrico no congelador ou o relógio de pulso no açucareiro.

Mudanças de humor ou comportamento - todo mundo fica triste ou mal-humorado de vez em quando. Alguém com a DA pode rapidamente passar de uma situação de calma para lágrimas ou para raiva sem nenhuma razão aparente.

Mudança da personalidade - há mudanças eventuais de personalidade quando a pessoa envelhece. Porém a pessoa com DA muda drasticamente, tornando-se confusa, desconfiada, medrosa e com complexo de perseguição.

Perda de iniciativa - é normal ficar cansado de serviço de casa, das atividades profissionais ou das obrigações sociais, mas a maioria das pessoas retoma suas iniciativas. A pessoa com DA pode tornar-se muito passiva e necessitar de pistas ou estímulos para se envolver de novo em alguma atividade.

Nenhum comentário: