quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Modelo de Reportagem

O COMÉRCIO NO RECIFE
LOC: O COMÉRCIO DO CENTRO DO RECIFE, ATRAIU AO LONGO DO TEMPO, UMA COMPLEXA REDE DE NEGÓCIOS FORMAIS E INFORMAIS. O PORTO DO RECIFE, RESPONSÁVEL PELO ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO LOCAL, PRINCIPALMENTE DA CANA DE AÇÚCAR, FOI O MAIOR ATRATIVO PARA OS COMERCIANTES. O PROFESSOR DE HISTÓRIA ERNANI SOUTO ANDRADE, DESTACA ESSE MOMENTO:

TEC: RODA ENTREVISTA COM ERNANI SOUTO

D.I – "O PORTO PELO MENOS..."
D.F – "...COMÉRCIO INFORMAL."

EMENDA COM

D. I- "COM A PRESENÇA HOLANDESA..."
D.. F – "...PEQUENO PORTE."

LOC: UM MARCO REPRESENTATIVO DO COMÉRCIO DO RECIFE, É O MERCADO DE SÃO JOSÉ, QUE FOI INAUGURADO NO SÉCULO DEZENOVE. COM ESTRUTURA EM FERRO E MAIS DE QUINHENTOS BOXES, É UM DOS MERCADOS PÚBLICOS MAIS ANTIGOS DO PAÍS, CONHECIDO POR PRODUTOS DIVERSIFICADOS E TRADIÇÃO FAMILIAR. JOSÉ RUBENS DE ARAÚJO É UM EXEMPLO, SEU COMERCIO JÁ PASSOU DE PAI PARA FILHO:


TEC: RODA ENTREVISTA COM JOSE RUBENS DE ARAÚJO
D. I – "EU TO AQUI HÁ..."
D.F – "...VINHA E SE ABASTECIA AQUI."

EMENDA COM:

D.I – "HOJE TEM AÍ GRANDES REDES..."DF – "...TODO EM ARTESANATO."


LOC: NA DÉCADA DE OITENTA, O COMÉRCIO DO CENTRO DO RECIFE, SOFREU VÁRIAS MUDANÇAS. ALÉM DAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS, TRANSFERIDAS PARA O COMPLEXO DE SUAPE, A CONSTRUÇÃO DO SHOPPING CENTER RECIFE, E OUTROS CENTROS DE COMPRAS, TIVERAM REPERCUSSÕES DIRETAS SOBRE A DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO DO COMÉRCIO NOS BAIRROS CENTRAIS. MUITOS MORADORES COMO A JORNALISTA MARCELA WANDERLEY ADERIRAM A ESSA NOVA FORMA DE FAZER COMPRAS:


TEC: RODA ENTREVISTA
D.I – "EU PREFIRO FAZER..."
D.F – "...DE SUAS LOJAS."


LOC - APESAR DAS VANTAGENS DOS MODERNOS SHOPPINGS, MUITOS PERNAMBUCANOS PERMANECEM FIÉIS AO COMÉRCIO DO CENTRO DO RECIFE:


TEC: RODA ENTREVISTA COM:
D.I - "O CENTRO DA CIDADE..."
D.F – "...DE COMÉRCIO MAIS POPULAR."


LOC – UMA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE DE QUEM FREQUENTA O CENTRO DA CIDADE É A FALTA DE SEGURANÇA:


TEC: RODA ENTREVISTA
D.I – "VOCÊ ANDA ASSUSTADA..."D.F – "...VOCÊ TÁ SOFRENDO."


LOC – COM O OBJETIVO DE MELHORAR O COMÉRCIO NO CENTRO DO RECIFE, NO INÍCIO DA DÉCADA DE NOVENTA, A PREFEITURA DA CIDADE REVITALIZOU O CENTRO. ALÉM DA REFORMA DE ANTIGOS CASARÕES E URBANIZAÇÃO DAS RUAS, O GOVERNO MUNICIPAL CONSTRUIU O CALÇADÃO DOS MASCATES, MAIS CONHECIDO COMO CAMELÓDROMO. HOJE A REALIDADE É OUTRA, O LOCAL FUNCIONA EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS, DENUNCIA A COMERCIANTE CARMEM SILVA:

TEC: RODA ENTREVISTA COM CARMEM SILVA
D I– "O MINHA FILHA..".
D F – "...DIFICULDADE MUITO GRANDE."

LOC - APESAR DE SER UMA CIDADE HISTORICAMENTE LIGADA AO COMÉRCIO, A TAXA DE DESEMPREGO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, ATINGIU MAIS DE VINTE POR CENTO EM FEVEREIRO DESTE ANO, COM TREZENTOS E TRINTA E DUAS MIL PESSOAS DESEMPREGADAS. É O SEGUNDO MAIOR ÍNDICE DE DESEMPREGO ENTRE AS SEIS REGIÕES PESQUISADAS PELO DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS (DIEESE), PERDENDO APENAS PARA SALVADOR, COM VINTE E DOIS VÍRGULA TRÊS POR CENTO. A FALTA DE EMPREGO É REFLETIDA NO GRANDE NÚMERO DE COMÉRCIO INFORMAL NO CENTRO DA CIDADE, UM EXEMPLO É JOSÉ MORAIS QUE VENDE APARELHOS ELETRÔNICOS NA RUA NOVA:

TEC: RODA ENTREVISTA COM JOSÉ MORAIS
D.I – "HÁ UM ANO QUE..."
D.F – "...FICANDO MAIS COMPLICADAS."

LOC – MESMO NÃO VIVENDO SEU MELHOR MOMENTO, O COMÉRCIO DO RECIFE AINDA É FORTE. SEGUNDO O PRESIDENTE DA FECOMÉRCIO, JOSIAS ALBUQUERQUE, O SETOR É RESPONSÁVEL POR GRANDE ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS E GERAÇÃO DE EMPREGOS.


TEC: RODA ENTREVISTA COM JOSIAS ALBUQUERQUE
D. I – "O COMÉRCIO DO RECIFE.."D.F – "...O COMÉRCIO DE PERNAMBUCO."


TEC - REPORTAGEM DE __________________.

Nenhum comentário: